A saúde mental é um tópico que ainda gera muitas dúvidas às pessoas. Buscando ajudar a esclarecer as questões mais frequentes sobre o tópico, criamos o PSIQUESTÕES, um quadro mensal onde os profissionais do ENP responderão perguntas do público geral.
Cada mês responderemos questões sobre um tema específico. O tema de Fevereiro é Esquizofrenia:
Qual o papel do Efeito Kindling na Psiquiatria?
Passar por momentos estressantes e/ou eventos difíceis na vida acontece com todos. Mas, para uma pessoa que já apresentou um caso de depressão ou surto psicótico, a chance de desenvolver uma nova crise pode ser maior quando exposta a novos eventos ou gatilhos.
Quanto mais episódios depressivos ou surtos psicóticos a pessoa tem, menos gatilhos serão necessários para a apresentação de novas fases ou surtos no futuro, podendo chegar ao ponto de poder entrar em crise mesmo sem ter passado por nenhuma situação estressora. O paciente que apresenta surto psicótico quando faz uso de drogas como maconha, cocaína ou mesmo drogas lícitas como álcool, por exemplo, pode chegar ao ponto de, mesmo com uso de pequenas quantidades, o indivíduo pode entrar em crise. Esse é o Efeito Kindling, quando o cérebro desenvolve uma vulnerabilidade ou sensibilidade.
ASCOM Espaço Nelson Pires